"O Catequista é chamado, antes de mais nada, a exprimir a sua competência no serviço pastoral da transmissão da fé que se desenvolve nas suas diferentes etapas: desde o primeiro anúncio que introduz no querigma, passando pela instrução que torna conscientes da vida nova em Cristo e prepara de modo particular para os sacramentos da iniciação cristã, até à formação permanente que consente que cada batizado esteja sempre pronto 'a dar a razão da sua esperança a todo aquele que lhe peça' (1 Ped 3, 15)". - Carta Apostólica Antiquum Ministerium

 

catequese.png

Em maio  de 2021 o Papa Francisco instituiu o Ministério do Catequista através da Carta Apostólica “Antiquum Ministerium”, onde os requisitos fundamentais para este ministério são: “homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna, recebam a devida formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica, para ser solícitos comunicadores da verdade da fé, e tenham já maturado uma prévia experiência de catequese; colaboradores fiéis dos presbíteros e diáconos, disponíveis para exercer o ministério onde for necessário e animados por verdadeiro entusiasmo apostólico”.

O Instituto Superior de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio de Janeiro, comprometido com o chamado da Igreja oferece formação doutrinal por excelência, colaborando assim com a formação teológica de leigos e religiosos para a missão da Igreja.

Aprofundamento para Catequistas

aprofundamento catequistas.png

O curso "Aprofundamento para Catequistas:  Documento de Aparecida", é o segundo curso dedicado à formação teológica para o Ministério dos Catequistas, instituído pelo Papa Francisco.

Acontecerá na modalidade presencial entre os dias 10 de abril de 2024 e 19 de junho de 2024, com encontros quinzenais na sede do Instituto Superior de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio de Janeiro, situada a Av. Paulo de Frontin, 568 - 1º andar, no bairro Rio Comprido, na cidade do Rio de Janeiro.

Composto por seis módulos, abordará todos os capítulos do Documento de Aparecida oferecendo uma formação sólida para aos participantes,  em especial aqueles que atuam ou pretendem atuar na Iniciação Cristã.

Cada módulo terá a duração de duas horas e os participantes poderão contar ao final do curso com material  didático exclusivo (em pdf). A emissão do certificado de participação é viável quando constatada 75% de presença (5 módulos).

Pede-se a contribuição de R$ 20,00 (vinte reais) para cada módulo. 

Chave do Pix:  iscr@iscrarqrio.com.br

Vagas limitadas.

Programação:

 

10/04/2024 - Módulo 1:  A vida de nossos povos hoje: Os discípulos Missionários; Olhar dos discípulos missionários  sobre a realidade.

24/04/2024 - Módulo 2: A vida de Jesus Cristo nos discípulos Missionários: A alegria de ser discípulo para anunciar o Evangelho; A vocação dos discípulos missionários à santidade.

08/05/2024 - Módulo 3: A vida de Jesus nos discípulos missionários: A comunhão dos discípulos missionários na Igreja

22/05/2024 - Módulo 4: A vida de Jesus nos discípulos missionários: O caminho de formação dos discípulos missionários.

05/06/2024 - Módulo 5: A vida de Jesus para nossos povos: A missão dos discípulos a serviço da vida plena; Reino de Deus e promoção da dignidade humana discípulos Missionários; Olhar dos discípulos missionários  sobre a realidade.

19/06/2024 - Módulo 6: A vida de Jesus para nossos povos: Família, pessoas e vida; Nossos povos e nossa cultura; Conclusão e Aspectos da missão evangelizadora no futuro.