Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez melhor para poder conduzir também os outros, de modo convincente, a ele.

Por isso é tão importante o amor à Sagrada Escritura e, em consequência, conhecer a fé da Igreja

que nos mostra o sentido da Escritura - Joseph Ratzinger/Bento XVI

 

Academia Ratzinger

convenios academia ratzinger2.png

A Academia Ratzinger, em plena comunhão com os objetivos, valores e missão do Instituto Superior de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio de Janeiro, será desenvolvido conforme os aspectos abaixo  elencados:

 

Objetivo Geral: Tem como finalidade difundir e promover o pensamento de Joseph Ratzinger/Bento XVI, através do estudo e desenvolvimento de pesquisas fundamentadas na sua obra e em outras que estejam relacionadas diretamente a ela, visando o enriquecimento da fé cristã dos participantes, com foco na inserção do pensamento de Joseph Ratzinger nas dinâmicas culturais da sociedade contemporânea.

 

Pilares: O encontro com Deus vivo na pessoa de Jesus Cristo, a correlação entre fé e razão; os fundamentos bíblicos; o credo, a liturgia e o fim último do ser humano. 

 

Metodologia:

1. Buscar-se-á perquirir o legado de Joseph Ratzinger/Bento XVI, promovendo cursos, seminários e congressos nas modalidades presencial e online, para alcance regional e nacional;

2. Será criado acervo bibliotecário com obras de Joseph Ratzinger/Bento XVI e outras que estejam relacionadas diretamente a elas, inclusive pesquisas científicas elaboradas sobre os diversos temas tratados pelo teólogo/pontífice, publicados em revista digital própria, devidamente registradas e catalogadas na Biblioteca Nacional, situada na cidade do Rio de Janeiro;   

3. Será criado acervo de vídeos contendo discursos, aulas, conferências de e sobre Joseph Ratzinger/Bento XVI;

4. Será criado canais de comunicação (sites, perfis em redes sociais, podcast, por exemplo), com fins de atender o objetivo geral da Academia Ratzinger)

 

Público alvo: A academia visa alcançar todas as pessoas de bem, interessadas no pensamento de Joseph Ratzinger/Bento XVI e comprometidas com a difusão e promoção de seu pensamento.

 

A academia não tem fins lucrativos e sua manutenção ocorrerá a partir da oferta de cursos, seminários e congressos e, eventualmente, oferta de material impresso, souvenires diversos ou doações espontâneas.

 

Novos Cursos 2024.1

 

NOVAS PARCERIAS:

WhatsApp Image 2023-12-01 at 03.10.25.jpeg
Parc (2).jpg
Parc.jpg